Veja como criar um Pix – Receba sua chave na hora

Se você quer saber como criar um Pix, tudo que precisa é:

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. Essa modalidade de transferências e recebimento de valores mudou o setor financeiro do Brasil. Além disso, todos os bancos e instituições financeiras são adeptos dessa função disponível para os seus clientes.

Atualmente o Pix é responsável por 100 milhões de transações por dia. Sendo esse detalhe uma prova da grande proporção de sua popularidade entre os seus usuários. As razões dessa popularidade é que esse é um sistema de pagamento simples e permite o uso de qualquer pessoa que queira participar dele.

Por isso, no artigo de hoje, aprenda a criar um Pix em poucos minutos e usufruir dessa modalidade.

  1. 1- Baixe o aplicativo do RecargaPayPara isso, clique na imagem abaixo e baixe o app.

  2. 2- Acesse a área de PixClique na área Pix para cadastrar a sua chave.
  3. 3- Clique em “Minhas chaves”Escolha a chave Pix de sua preferência para o cadastro e confirme.
  4. 4- chave cadastrada com sucessoAgora você pode usufruir do pagamento instantâneo!

Contenidos

Melhor Chave para criar o Pix

A escolha de uma chave Pix é um processo que deve ser feito com cautela, afinal esse será o seu identificador no sistema do Banco Central para realizar as suas transações. Por isso, é importante saber qual a melhor chave Pix que oferece segurança e praticidade para o seu dia a dia.

Mas como o Banco Central oferece ótimos identificadores, não há um melhor ou pior, todos cumprem perfeitamente o seu papel de chave Pix. No entanto, cada uma delas podem se diferenciar entre si devido às suas vantagens e o momento em que devem ser usadas.

Além disso, há um detalhe em como cadastrar a chave Pix que é na quantidade de chaves para PF e PJ. Para melhor atender às suas necessidades, o Banco Central determinou até 5 chaves para pessoa física. 

A pessoa jurídica pode ter até 20 chaves cadastradas. No entanto, não é possível usar a mesma chave Pix em mais de um banco. Por isso, existe mais de um tipo de identificador para que essa variação seja feita com segurança dos dados.

Benefícios de usar o Pix

Se você ainda não conhece as vantagens dessa modalidade, saiba que o Pix é seguro e oferece diversos benefícios aos seus usuários. A seguir, conheça alguns deles!

  • Facilidade no pagamento
  • Praticidade para receber dinheiro segundos
  • Pix é seguro
  • Segurança para administrar valores em conta
  • Transferências rápidas

As vantagens são tantas que atualmente o Pix conta com mais de 138 milhões de usuários. Por isso, não perca tempo e cadastre já sua chave para usufruir de todos os benefícios.

Pagar e receber pelo Pix

Após entender os passos anteriores de como criar o Pix, vamos explicar como você pode utilizar essa modalidade de pagamento e transferência no seu dia a dia. Para isso, siga o simples passo a passo que criamos para realizar as suas transferências:

  • Baixe o RecargaPay
  • Abra a aba de Pix
  • Digite a chave do seu destinatário
  • Confirme os dados
  • Clique em “enviar” e digite a senha

Além de transferências, você pode criar uma cobrança através do QR Code. Para isso siga os seguintes passo abaixo:

  • Abra a aba de “cobrança” no Pix
  • Escolha “código e Pix”
  • Determine o valor
  • Gere o código e apresente aos seus clientes

QR Code Pix é uma das maneiras mais seguras de criar cobranças com facilidade e praticidade para o seu dia a dia. Essa modalidade auxilia muitos empreendedores durante as suas vendas.

Principais serviços do Pix

O Banco Central está sempre inovando nos seus principais serviços dos Pix para melhor atender todos os usuários nas suas atividades cotidianas financeiras. Por isso, com o passar do tempo, alguns serviços vêm sendo atualizados para oferecer mais segurança e praticidade. 

Todos os serviços como o Pix Agendado, Pix Saque e Troco são formas de facilitar pagamentos e oferecer mais vantagens no sistema. Essas modalidades estão disponíveis para todos os bancos e carteiras digitais que oferecem essa função de pagamento instantâneo.

Pix agendado

Nessa modalidade de Pix você pode agendar o envio do valor para o destinatário com hora e dia. Assim, ao chegar no horário determinado caso o saldo esteja em sua conta, o valor é enviado automaticamente. 

Pix Saque e Troco

Pix Saque e Troco é uma modalidade onde você pode receber o valor do troco de sua compra em espécie, por exemplo. Além disso, é possível sacar valores. No entanto, existe limite nessa operação sendo de 8 vezes por mês de forma gratuita.

Além disso, existem outros serviços que não são regulamentados pelo Banco Central e estão disponíveis nas instituições financeiras e bancos que usam o Pix. Uma delas, por exemplo, é o Pix com cartão de crédito.

Você pode utilizar diversos apps para fazer Pix com cartão de crédito e parcelar o valor enviado na sua fatura mensal.

Pix tem que pagar?

O Pix é uma funcionalidade de pagamento disponível para todos e é obrigatoriamente gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais. A única exceção é quando se caracteriza uma situação em que a PF ou MEI está usando o Pix para vender produtos ou serviços.

Por isso, fazer um Pix traz diversos benefícios além da gratuidade. No entanto Pessoas Jurídicas podem ter de pagar taxas em transferências pelo Pix em alguns aplicativos. Cada banco cobra o valor que quiser, mas a taxa é de 0,89% até 1,4%. Mas, alguns apps não cobram a taxa, como o caso do RecargaPay.

Conclusão

Ao decorrer do assunto explicamos como cadastrar a sua chave Pix e usufruir dessa modalidade de pagamento instantâneo. Além disso, abordamos as suas principais vantagens além da gratuidade oferecida para pessoas físicas em MEIs pelo Banco Central.

Recomendamos que para usufruir de todas as vantagens que o Pix oferece, faça a sua conta em um aplicativo de carteira digital como o RecargaPay que também possui o Pix com cartão de crédito, pagamento de boletos e muito mais.

Avisamos para tomar cuidado com a disseminação e divulgação da sua chave Pix por CPF que pode trazer diversos riscos por ser um dado pessoal de grande importância. Por isso, para essas situações de divulgação opte por QR Code ou chave aleatória.