Segunda via boleto FIES – Tudo sobre a emissão e pagamento em até 12x

Para emitir a sua segunda via do boleto FIES, você vai precisar:

O Programa de Financiamento Estudantil (FIES) é uma concessão de financiamento para estudantes de cursos superiores que possuem mensalidade, ou seja, não são gratuitos. A CAIXA atua em conjunto com o programa como seu agente único, e é responsável por todas as atividades operacionais, financeiras e de gestão. 

O FIES é um programa que consegue financiar até 100% da graduação de uma pessoa, desde que ela tenha ido muito bem na prova do ENEM. É por esse Exame Nacional que o aluno consegue se candidatar ao programa e negociar o valor do financiamento que vai receber durante sua graduação. 

Além disso, ele atua em conjunto com a CAIXA, uma das instituições financeiras mais antigas, que existe no país há 161 anos. 

Neste texto, vamos falar sobre como consultar os débitos abertos do FIES, onde ver o contrato, como adiantar esse contrato e também em como entrar em contato para ter mais informações. 

No RecargaPay, aplicativo de transações, existe a função de parcelamento de boleto, que pode ser utilizada tanto para o FIES quanto para outras contas. Ele permite que o processo seja feito em até 12x, com taxas de 3,99% e de 3,49% para quem é usuário do Prime+, assinatura do aplicativo.

Veja como emitir e fazer o pagamento do seu boleto FIES pelo RecargaPay:

  1. 1) Baixe o aplicativo RecargaPay

    No link abaixo, faça o download do RecargaPay

  2. 2) Acesse o site da Caixa

    Clique na imagem abaixo para entrar no site da Caixa

  3. 3) Insira as informações e faça a emissão do boleto

    Na tela inicial, insira as informações solicitadas e, dentro do site, clique em ‘’iniciar operação’’ para emitir o boleto

  4. 4) Vá para o aplicativo RecargaPay e clique em ‘’boletos’’

    Na tela inicial do RecargaPay, clique em ‘’boletos’’

  5. 5) Faça o seu pagamento

    Clique na opção de ‘’ler código de barras’’ ou ‘’digitar código de barras’’, escolha a opção de parcelamento e finalize o seu pagamento

Onde fazer a consulta de débitos em aberto do FIES?

Apesar do FIES ser um programa amplamente utilizado e procurado, seu processo de emissão de boleto e de segunda via ainda carrega algumas dúvidas. 

Para consultar as principais informações do FIES, a CAIXA desenvolveu um canal de atendimento digital, o app FIES CAIXA. Ele proporciona fácil acesso às informações do contrato, como a consulta de débitos ativos, e pode ser baixado na Google Play e na App Store.

Alguns dos serviços disponíveis são:

  • Consulta de dados do contrato
  • Visualizar parcelas
  • Emissão de boletos em aberto
  • Aderir a Renegociação 2022

Além disso, também existe a possibilidade de receber os boletos por e-mail. Basta solicitar para a entidade que você vai receber mensalmente os seus débitos. 

Tive problemas com boleto do FIES, como resolver?

Em alguns casos, o boleto do FIES pode apresentar erros no momento do pagamento. Para prosseguir com o seu pagamento sem problemas, será necessário emitir uma nova fatura, que pode ser pelo site do banco (CAIXA ou Banco do Brasil). 

Caso o problema continue, vai ser preciso entrar em contato diretamente com a entidade. O FIES disponibiliza um atendimento especializado por meio do número 0800 616161.

Onde posso ver o contrato do FIES?

Acessar o contrato do FIES não é complicado, uma das maneiras é pela Caixa Econômica Federal, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFies). Basta acessar o site da CAIXA, fazer o cadastro ou efetuar o login, clicar em ‘’Contrato FIES’’, depois clicar em ‘’Contrato’’ e conferir todas as informações sobre o programa. 

Essa consulta pode ser feita a qualquer momento, e também disponibiliza a visualização das parcelas, condições de pagamento, prazos e outras informações. É também por meio desse Sistema que o mantenedor, isto é, as empresas envolvidas, podem checar os procedimentos, por este motivo que existem o SisFies Aluno e SisFies Mantenedor.

Como posso adiantar o contrato FIES?

Adiantar o contrato FIES é uma das formas de garantir bons descontos, e também um alívio para quem deseja se desprender da dívida. 

No contrato do FIES, existe uma cláusula sobre a amortização extraordinária em qualquer tempo, que segue a resolução Nº 3.516 do Banco Central do Brasil, que permite o pagamento de parcelas antecipadas, com valor mínimo de R$100.

 Para que o aluno consiga iniciar o pagamento da dívida com antecedência, é preciso fazer uma solicitação no SisFies e assinar o termo de encerramento. Além disso, também é possível negociar a antecipação do período de carência e da fase de amortização.

Veja abaixo como realizar esse processo:

  • Acesse a página http://sifesweb.caixa.gov.br/
  • Verifique se o seu perfil está de acordo com as regras
  • Nas suas parcelas, é possível ver o boleto da primeira parcela gerada
  • Pague o boleto

Caso ainda restem dúvidas sobre como liquidar o saldo, o FIES disponibiliza o canal de atendimento por meio do número: 0800 726 0101.

Como entrar em contato e ter informações do FIES?

Para estudantes interessados em mais informações sobre o FIES, existem diversos canais de atendimento disponíveis:

Caixa

A CAIXA também disponibiliza de canais de atendimento para interessados e ingressos do FIES:

  • CAIXA: 0800 726 8068
  • Ministério da Educação: 0800 616161
  • Whatsapp CAIXA
  • Aplicativo FIES

Banco do Brasil

Também é possível tirar dúvidas pelos canais disponíveis para o FIES no Banco do Brasil:

  • Aplicativo Banco do Brasil
  • Whatsapp
  • Central de atendimento – 0800 729 0001

Conclusão

Por fim, acredito que o FIES é uma forma de disponibilizar educação de qualidade para todos que se interessam em buscá-la. Também é perceptível que existem inúmeros canais de atendimento para tirar todas as dúvidas e ajudar o aluno da melhor forma possível.

É importante lembrar que, para emitir o boleto ou segunda via de boleto pelo site, é necessário ter um cadastro na plataforma, que é feito de forma simples e fácil, e todos os passos são guiados na própria plataforma. 

Além disso, os bancos que têm parceria com o FIES, como Caixa e Banco do Brasil, também disponibilizam vários canais de contato, site e aplicativos para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir.