Chesp 2 via rápida – Como emitir e pagar em até 12x?

Para emitir a Chesp 2 via rápida, é necessário reunir os requisitos abaixo:

No momento, existem duas versões de 2ª via da Chesp. Uma delas serve apenas para o pagamento da conta, enquanto a outra é a segunda via completa, com todas as informações da conta, incluindo endereço, dados de consumo e valores completos. Essa segunda versão é a mais indicada para quem precisa de um comprovante de endereço, enquanto a primeira é o suficiente para quem quer pagar a conta apenas.

Neste artigo, você verá como emitir as duas versões da segunda via da Chesp no site e WhatsApp, como fazer o pagamento da conta de luz com Pix, como verificar as contas em aberto na empresa, os canais de atendimento e até como conseguir a tarifa social da empresa.

Além disso, você verá como parcelar o pagamento da conta com o RecargaPay, que é um dos melhores apps para parcelar boletos com cartão de crédito em até 12x. No app, você consegue parcelar contas de consumo no cartão pagando somente 1,99% ou 1,49% se for cliente Prime+. Veja como a seguir!

  1. 1. Baixe o aplicativo do RecargaPay

    Faça o download do app do RecargaPay, que é totalmente gratuito para instalar em seu dispositivo iOS ou Android. O aplicativo será usado para pagar a conta da Chesp parcelada.

    Pagar Chesp 2 via com RecargaPay

  2. 2. Acesse o site da Chesp

    Clique na imagem para acessar o site da Chesp para começar a emitir a segunda via rápida da conta.

    Chesp 2 via rápida - Acessar Site

  3. 3. Insira seus dados

    No campo indicado, digite a sua Unidade Consumidora (você pode achar essa informação em uma conta recente da empresa) e clique em “Entrar” para obter a segunda via rápida.

    Chesp 2 via rápida - Insira dados

  4. 4.  Volte para o app RecargaPay e clique em “Boletos”

    Retorne para o app do RecargaPay e clique na opção “Boletos”, no menu inicial do aplicativo.

    Chesp 2 via rápida - Clique em Boletos

  5. 5. Faça o pagamento

    Leia o boleto da segunda via Chesp e siga os passos para fazer o pagamento. Lembrando que, se você desejar, pode escolher pagar usando o cartão de crédito e, assim, parcelar em 12x com juros de 1,49% para usuários Prime+ ou 1,99% para todos os outros.

    Chesp 2 via rápida - Confirme o pagamento

Vale lembrar que, além do pagamento via cartão, agora é regra que todo consumidor pode fazer o pagamento da conta de luz via Pix. A Aneel determinou que as prestadoras de serviço devem se adaptar para oferecer esse recurso aos clientes. Conforme explica Ricardo Tili, membro da diretoria da Aneel, em entrevista ao Consumidor Moderno:

“O Pix veio para modernizar o sistema de pagamentos no Brasil e o setor elétrico não podia ficar de fora”

Onde emitir a CHESP 2 via completa?

Onde emitir a CHESP 2 via completa?

Além da Chesp 2 via rápida, você também pode conseguir a versão completa da conta pela agência virtual da empresa.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é acessar a agência virtual da Chesp. Em seguida, basta seguir os passos:

  • Faça login com os seus dados de acesso
  • Selecione a função “2ª via de conta”
  • Escolha o mês desejado para emitir a conta
  • Faça download da conta em seu celular

Na agência virtual, você poderá obter a 2ª via para parcelar Chesp, além de consultar histórico de pagamentos, solicitar paralisação de serviço, trocar a titularidade da conta e até pedir o religamento ou desligamento do serviço.

Além disso, por lá você também pode consultar a tarifa atual da sua conta. Vale lembrar que, há poucos meses, a Aneel aprovou reajuste tarifário da Chesp e de outras empresas, como a CEEE-D e DME. Os ajustes variam de acordo com cada caso e nível de tensão da rede. Os menores valores são de 4,19% e os maiores são de 15,28%.

Onde fica o código da Unidade Consumidora?

Você precisará saber o número da sua Unidade Consumidora para emitir tanto a Chesp 2 via rápida, quanto a completa. Se você não sabe onde encontrar esse código, vamos ajudá-lo a seguir.

O código da Unidade Consumidora fica no topo superior direito da conta, com bastante destaque. É uma das primeiras e principais informações do documento.

Você pode identificar o número da Unidade Consumidora pela inscrição e pelo fato dele ter 8 algarismos e nenhum dígito. Por exemplo: 12345678

A Unidade Consumidora é o seu número de identificação dentro do sistema da empresa. É, em outras palavras, como se fosse o seu RG ou CPF e é utilizado para sua identificação sempre que precisar de um serviço da companhia, seja a emissão da segunda via Chesp, seja qualquer outra coisa.

Esse dado é um dos itens de fatura da empresa, bem como outras informações que estão na sua conta. Por exemplo, você pode encontrar informações de impostos pgos, como ICMS, PIS, PASEP e COFINS, bem como consumo, demanda, DMCR, adicionais de bandeira e muito mais.

Como emitir a CHESP pelo WhatsApp?

Como emitir a CHESP pelo WhatsApp?

Se você está atrás da Chesp 2 via rápida para pagar a conta, pode obtê-la facilmente usando o WhatsApp. A empresa oferece um serviço de atendimento no aplicativo de mensagens através do número 0800 062 2003.

Ao entrar em contato com o Chesp WhatsApp, você pode obter um atendimento disponível 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriado, para solicitar uma série de serviços, como segunda via da conta e muito mais.

O atendimento via WhatsApp da Chesp foi anunciado no fim de 2022 e oferece vários serviços para os clientes, como consulta de débitos, emissão de segunda via com pagamento via Pix, informação de falta de energia e mais serviços. Tudo isso disponível 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriado.

Para emitir a Chesp 2 via rápida pelo WhatsApp, o caminho é:

Você receberá uma linha digitável para ser usada. Trata-se do código do Pix Copia e Cola. Basta copiar esse código, abrir um aplicativo de pagamentos (como o RecargaPay) e escolher a opção adequada no menu Pix. Depois, cole o código e siga o pagamento.

Como verificar as contas em aberto com a CHESP?

Como verificar as contas em aberto com a CHESP?

A Chesp oferece aos seus clientes uma agência virtual com diversos tipos de serviços diferentes. Por meio dessa ferramenta, é possível obter atendimento agilizado para resolver questões mais simples do dia a dia, sem precisar pegar fila nas agências de atendimento presencial.

É por meior dessa ferramenta que você pode consultar para saber se tem alguma conta da Chesp atrasada e se organizar para fazer o pagamento da melhor forma possível.

Para acessar a agência virtual, basta usar a ferramenta que mostramos anteriormente no texto. Ali, será necessário entrar com seu login e senha. Após fazer a entrada, você deverá escolher a opção para “Consultar Débitos Abertos” e ver se há alguma conta não paga no momento.

Veja o passo a passo para consultar suas contas a seguir:

  • Acesse a agência virtual da Chesp
  • Entre com seu login e senha
  • Procure a opção para consultar débitos em atraso
  • Selecione o mês desejado

Após entrar na agência virtual, você poderá fazer todos os tipos de consultas e receber atendimento por parte da empresa

É importante saber como consultar os débitos em abertos por conta dos reajustes na tarifa de energia. Por exemplo, não faz muito tempo que a Chesp passou por um reajuste médio de 8,49% (para os usuários do Grupo A, o valor foi até maior, de 15,82%). Assim, as contas em aberto ainda terão os valores antigos, mas será necessário pagar juros e multas, o que pode aumentar bastante os valores.

Após verificar se há algma conta em aberto, você pode emitir a segunda via e pagar a Chesp com Pix, mesmo que a conta seja anterior ao lançamento do sistema do Banco Central.

Quais os canais de atendimento da CHESP?

Quais os canais de atendimento da CHESP?

Em caso de dúvidas sobre como a Chesp 2 via rápida funciona ou qualquer outro serviço da empresa, você pode usar os contatos a seguir para ser atendido pela empresa.

Para saber como entrar em contato com a Chesp, use os canais abaixo:

Além dessas opções, existe um Plantão 24h da Chesp no número 0800 062 2003. É o mesmo contato do WhatsApp, mas você pode ligar para gratuitamente de qualquer ponto da área de concessão da empresa para comunicar falta de energia, obter informações e solicitar serviços.

Você pode emitir a Chesp 2 via por quase todos esses caminhos, exceto pelas redes sociais. É claro que a emissão da versão rápida do documento é mais indicada, por ser mais ágil e não depender de um atendente.

Como funciona a tarifa social da Chesp?

Como funciona a tarifa social da Chesp?

A Tarifa Social Chesp é uma maneira de pagar menos na conta de luz e um benefício para famílias de baixa renda. Segundo a própria empresa, o desconto varia de 10 a 65% para famílias que consomem até 220 kWH. O maior desconto é de 65% para quem consome até 30 kWh. Já para quem consome entre 31 kWH a 100 kWH, o desconto é de 40%. Por fim, valores acima de 110 kWH até 220 kWh têm redução de 10%.

Os descontos da Tarifa Social podem ser uma ajuda imprescindível para famílias de baixa renda, o que garante que as contas nunca ficarão em atraso e sempre haverá energia disponível em casa.

Para ter acesso ao benefício, é necessário cumprir os requisitos da Tarifa Social:

  • Ser família de baixa renda
  • Estar com cadastro atualizado no Cadastro Único

Conclusão

Agora que você viu como emitir a Chesp 2 via rápida, já tem uma ferramenta mais poderosa para conseguir a fatura da conta de luz e pagá-la sem perder tempo. Assim, ficará mais fácil evitar que a conta atrase e tenha de pagar multas.

Nossa recomendação é que você use sempre o RecargaPay para fazer o pagamento das suas contas de consumo. Afinal, com o app você pode parcelar qualquer fatura em até 12x com o cartão de crédito.

No entanto, tenha atenção apenas ao valor dos juros. Eles são baixos, mas devem ser considerados para melhor gestão financeira.

Perguntas Frequentes

1. Por onde posso emitir a Chesp 2 via rápida?

2. WhatsApp da Chesp dá segunda via?

3. Dá para parcelar a Chesp?

4. Qual o 0800 da Chesp?

5. O que significa Chesp?

04-LEA-JUN15